segunda-feira, 14 de maio de 2007

Quais são as várias etapas que constituem o Planeamento em Publicidade?




PLANEAMENTO EM PUBLICIDADE

Após se ter definido o tipo de Estratégia, o Planeamento em Publicidade não é diferente do Planeamento em qualquer das Áreas de Comunicação.

Este Planeamento é composto pelas seguintes etapas:

1. Definição do Posicionamento da Marca;

2. Definição dos objectivos gerais que a Publicidade vai fazer cumprir;

3. Definição dos alvos da Publicidade (Nota: A segmentação e os públicos-alvo são distintos);

4. Definição do período da Campanha;

5. Definição do Eixo de comunicação (mensagem principal, sem pretensões criativas);

6. Definição do mix de Comunicação Publicitária;

7. Estratégia criativa– a desenvolver à frente;

8. Definição da calendarização da campanha no ar e os indicadores de sucesso
( Avaliação de audiência e impacto nos media a ser desenvolvido mais à frente);

9. Programação e planeamento das execuções (criatividade e produções)para cumprir o plano;


No post seguinte, irei apresentar face ao meu negócio a forma do Planeamento da Publicidade.

Um comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Vou comentar aqui o trabalho anterior a este post (até porque o que vem neste post não é necessário):

Vai para aqui alguma baralhação:
- do ponto de vista da metodologia só correspondeu a parte do que era solicitado
- nas hipóteses da publicidade em geral não explorou algumas delas e outras não teve quase produção crítica própria, antes só recorrendo a frases de fontes, umas referidas outras não
- não elaborou ou dessenvolveu quaisquer hipóteses para o seu segmento (o que vale 50% do trabalho). Limitou-se a pôr lá os filmes e isso não chega.