quarta-feira, 4 de abril de 2007

Actualidade e Tendências da Publicidade... (em geral)


Ao longo do tempo, a Publicidade foi sendo alvo de várias evoluções e up grades, atendendo ao facto de haver uma maior consciencialização das necessidades dos consumidores.


Para que a Publicidade surta efeito no público-alvo a que se destina é necessário realizar:


- Um estudo aprofundado das diferentes Sociedades (aspectos culturais, religiosos e sociais) de modo a adaptar as Estratégias de Marketing de determinada empresa, sem ferir susceptibilidades e respeitando as diferenças culturais vigentes. Deste modo, a empresa terá um melhor conhecimento da forma como entrar num determinado Mercado.


Um exemplo disto são as diferentes publicidades e sites da Internet de várias empresas:


Como é do conhecimento geral, a Comunicação e os meios de que esta dispõe para comunicar com os seus públicos-alvo têm sofrido um desenvolvimento estrondoso nestes últimos anos e deparamo-nos com tecnologias cada vez mais inovadoras.


Neste momento, a televisão é uma das maiores apostas ao nível da Publicidade e recentemente notou-se um aumento no campo multimédia, devendo-se ao acesso fácil, ao baixo custo e ao facto de ser uma ferramenta indispensável.


E quais são as Tendências da Publicidade no século XXI, isto é, na Actualidade?


A Publicidade apresenta novas tendências... Noutros tempos, a Publicidade era mais detalhada e informativa e houve uma transformação para uma comunicação mais esclarecedora, directa e sucinta. Existe uma preocupação com os padrões de vida do consumidor, tentando adverter o consumidor dos benefícios emocionais e racionais dos produtos, por vezes não visíveis no imediato, os quais vão permitir a identificação do consumidor com o produto ou serviço que esta promove.
Desta forma, percebe-se a crescente tendência dos anúncios que apelam aos nossos sentidos... os quais apresentam uma criatividade fora de série.
Uma forma muito eficaz de levar o público-alvo a aderir a determinado produto ou serviço é criar associações psicológicas positivas, associando uma determinada marca ou empresa a figuras públicas que constituem os “Opinion Leaders”- Os Líderes de Opinião.


Outro aspecto crucial e que cada vez mais deve ser levado em consideração é a responsabilidade social que tem adquirido uma importância crescente na Publicidade, quer a nível social quer ético.
Esta atitude retira o protagonismo à Marca e reafirma a preocupação com o meio envolvente do consumidor. Um exemplo disto é a crescente preocupação por parte das empresas de transmitir uma imagem de marca saudável que promove o bem-estar dos consumidores.


Por vezes, apresentam soluções que prejudicam o seu negócio, em detrimento do bem-estar do consumidor. A publicidade cada vez mais usa acontecimentos e locais de referência como temas a usar para novas estratégias.

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