sábado, 7 de abril de 2007

Tendências da Publicidade no sector dos géis de banho:




1ª afirmação- A Publicidade, no sector dos géis de banho, tende a passar a ideia de bem-estar e de vida saudável, através de uma boa hidratação da pele.

A pele quando seca apresenta-se sem vida, áspera e, por vezes, com uma ligeira descamação, exigindo por isso, um cuidado diário que se traduz numa hidratação intensiva da pele. Causada principalmente pela eliminação de óleos naturais da pele, a pele seca revela ainda uma maior tendência para o aparecimento de rugas, sofrendo muito com as agressões provocadas pelo frio, sol, vento e poluição.
Hidratar e nutrir ao máximo a pele são assim as “palavras-chave” que a Publicidade utiliza nas suas campanhas, neste segmento.



2ª afirmação- Por norma, a Publicidade para passar as ideias de bem-estar, frescura e vida saudável, usa com frequência as cores: azul, branco e verde.
De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores na Publicidade:

AZUL- Possui grande poder de atracção; é neutralizante nas inquietações do ser humano;
VERDE- Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.
AZUL E BRANCO- Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam de demonstrar a sua segurança e estabilidade.
Fonte: http://www.tci.art.br/cor/publicidade.htm

Quando estamos perante uma imagem com cor, reconhecemo-la através da informação luminosa, transformando-a em impulsos nervosos e transmitindo-os para o sistema nervoso e endócrino. O indivíduo é atraído pela cor que lhe chama mais à atenção. Se todos nós ponderarmos sobre a nossa realidade, concluímos que tudo é feito de cores incluindo a nossa imaginação. Cremos, que é aqui que a Publicidade actua perante os seus públicos-alvo.

“ A Publicidade usa estas técnicas para manipular e atrair a atenção do seu público-alvo, estimulando a compra dos seus produtos. Nesta área, vários factores se misturam para poder determinar a cor exacta que irá representar a intensidade contida em cada mensagem. A cor esta muito ligada à moda, como na vida quotidiana, por isso na Publicidade as pessoas representam o estilo de viver do Homem.”

Fonte: http://br.geocities.com/intertexto/publicidade/efeitossubliminaresdascores.htm




3ª afirmação- Os atributos do produto (O porquê?) que justificam o resultado é neste segmento confirmado por testemunhos de figuras públicas ou fazendo apelo a características muito específicas do produto.

No sector dos géis de banho, podemos notar a tendência de mostrar os atributos do produto através do recurso a testemunhos. É o caso, por exemplo, da marca Dove e da Vasenol, as quais nas suas campanhas publicitárias recorrem a testemunhos de pessoas reais que falam no sentido de demonstrar os benefícios do produto para si mesmas. Considero que a melhor forma de infirmar esta hipótese é dar a conhecer as campanhas em que o recurso ao testemunho de várias pessoas (figuras públicas ou não) está bem presente.

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