quinta-feira, 5 de abril de 2007

Actualidade e Tendências da Publicidade... Hipóteses

Hipóteses sobre as Tendências da Publicidade em geral:


1ª afirmação- Existe uma grande tendência para acompanhar os momentos do dia-a-dia do consumidor

2ª afirmação- A Publicidade tende a direccionar-se para as crianças, pois estas detêm cada vez mais o poder de influenciar a decisão de compra dos seus pais.

Na actualidade, a criança é encarada como o cliente do futuro. Em consequência disso e numa época em que se privilegia a fidelização, tem-se vindo a estudar este target e desta forma este está cada vez mais exposto aos “ataques” da Publicidade. “… enquanto cresce, vai “armazenando” good will em relação às marcas que a elegeram como target nas suas campanhas de Marketing e Comunicação."


E será precisamente esse good will que influenciará as suas decisões de consumo adultas.”(http://www.briefing.com/ : artigo Pesting Power, 2007/ 03/ 09)

Contudo a criança, enquanto cliente, não tem fim em si mesma, ou seja, é um elemento com elevado poder de influenciar a decisão de compra dos seus familiares. “A Viacom, dona do canal infantil Nickelodeon, publicou um estudo do mercado infantil mostrando que mais de 40 por cento das compras dos pais são influenciadas pelos filhos e 65 por cento dos pais revelam que ouvem a opinião das crianças sobre os produtos comprados para toda a família, como o carro, por exemplo.” Tendências da Publicidade:


3ª afirmação- Uma nova tendência é publicitar marcas em programas de ficção, tanto ao nível de product placement ou soft sponsoring.

A Publicidade utiliza cada vez mais formas subliminares de comunicação “ficcionar é cada vez mais , criar desejo de consumo” (http://www.correiomanha.pt/)Falamos assim de “ product placement” e “soft sponsoring.”“ Uma cena da última série de “Morangos com Açúcar”, basta para responder à pergunta. No bar do Fred, Susana (Diana chaves) trabalha ao balcão. E por detrás dela, nas prateleiras, perfilam-se uma perfusão de garrafas de bebidas exibindo marcas e conteúdos” (http://www.correiomanha.pt/)Esta inclusão de um produto ou marca num programa de ficção é designado por product placement. Outra forma utilizada é o soft sponsoring, que consiste na introdução de programas de marca em programas de ficção, quer televisiva quer cinematográfica. Esta táctica, segundo Luisa Villar na sua entrevista à “Sábado” de 29/3/2007, iniciou-se há dez anos na série “Médico de Família”. Segundo esta, não é muito conhecido o impacto nas vendas, dado não existirem ainda estudos suficientemente e fiáveis para o provar. A Autora, na referida entrevista, dá, porém, vários exemplos, tais como: o da “Zanussi”, marca que esteve presente na série “Médico de Família”. “ tinha um frigorifico giríssimo com linhas enormes. Ao fim de três meses liga-me a cliente a pedir para tirar o frigorífico que estava esgotado e não era possível ter mais porque a produção terminara. As pessoas iam às lojas e só queriam o frigorifico do “Médico de Família”. Luisa Villar, afirma contudo: “ estamos um bocadinho à frente de product placement, fazemos a integração das marcas com os conteúdos.” (Revista sábado, 29/3/2007).

4ª afirmação- A Publicidade tende a passar a ideia de vida saudável, através de uma boa alimentação, em variados sectores, nomeadamente no sector das águas. O mercado de bebidas, atento às tendências que decorrem de uma crescente consciencialização dos problemas relativos á obesidade, tem vindo a centrar as suas estratégias na comunicação de bem estar de saúde e qualidade de vida, associadas a um determinado produto “light”, “green”, “baixo em calorias”, “redutor de peso”, exemplo disso o lançamento por parte da central de cervejas das formas luso, a única água no mundo que integra fibras hidrossolúveis na sua composição e que permite combater o excesso de Peso. O argumento usado neste caso é de que esta água permite preencher duas lacunas na dieta habitual dos Portugueses, o consumo de água e a ingestão de fibras. “ O processo de desenvolvimento do produto contou com a experiência e aconselhamento da nutricionista Elsa Feliciano, que também participou do dossier técnico do produto, sujeito à aprovação da Associação Portuguesa de nutricionistas (APN).”Outro exemplo no sector das águas vem da Unicer , a marca “Pedras Sabores”, onde a empresa, após ter recebido a certificação de produto com baixo índice glicémico, dá a conhecer ao consumidor os benefícios destas águas para a saúde, no controlo do colestrol e na prevenção de doenças cardiovasculares. A nova campanha procurará transmitir a ideia de que Pedras Sabores é a escolha ideal, destacando-se por ser uma bebida elaborada apenas com ingredientes naturais, sem aditivos e com baixo índice glicémico, que alia o bem-estar, o prazer e a frescura a toda a confiança que os consumidores exigem. “ A nova vaga publicitaria foi apresentada durante um encontro que contou com a presença se Chistiani Jeia Henri, professor de nutrição da Oxford Brookes Universiter, que a convite da Unicer apresentou o trabalho de investigação que tem desenvolvido em torno do tema “índice glicémico”.” (Fátima Ferrão, jornal “vida económica, 16/3/2007)Hoje em dia, e devido à enorme percentagem de adolescentes com excesso de peso, a indústria alimentar e os anunciantes terão que conviver com as restrições que estão a ser equacionadas implementar no sector, este tema já é uma preocupação da Comissão Europeia que equaciona criar leis no sentido das mensagens publicitárias dirigidas às crianças serem cada vez mais preventivas e não apelarem ao consumo de guloseimas, batatas fritas e colas.
5ª afirmação- Existe uma grande tendência para as organizações transmitirem nas suas campanhas a preocupação com o meio ambiente.




6ª- Existe uma tendência crescente para o Marketing comparativo.


7ª- Existe uma tendência para o uso de figuras públicas na Publicidade em geral



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