sexta-feira, 6 de abril de 2007

Tipos de Estratégias Publicitárias existentes no Processo de Comunicação...




No decurso do Processo de Comunicação, para que consigamos atingir os objectivos propostos, implica da nossa parte, a adopção de estratégias publicitárias.

Ao nível da Publicidade, existem quatro tipos de Estratégias:

- as concorrenciais;
- as de desenvolvimento global;
- as de fidelização;
- a Comunicação Institucional.

Numa Estratégia do tipo concorrencial, temos várias formas de nos opormos à Concorrência.
Dentro das estratégias concorrenciais as mais utilizadas são as comparativas, as financeiras, as de funcionamento, as promocionais e as de adesão incondicional.
Estratégias comparativas- São próprias de mercados altamente competitivos e implicam a necessidade de se evidenciarem a cada momento, as vantagens do nosso produto. Apresentam como vantagens, as seguintes: estimulam ao espaço e criatividade e possibilitam a oferta de mais informação ao consumidor e estimulam a concorrência, através da melhoria da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Apresentam como desvantagens, as seguintes: a promoção de marcas concorrentes, podem levar à concorrência desleal e ao aparecimento de empresas mais fortes.
Estratégias financeiras- São normalmente utilizadas em produtos e mercados que se encontram na fase de maturidade do seu Ciclo de Vida. O valor do orçamento é aqui determinante. É medido através do “share off voice” que mede o peso relativo do investimento da empresa no investimento total do sector onde actua. O objectivo principal desta estratégia é aumentar a taxa de notoriedade.
Estratégias de Posicionamento- Em mercados estagnados é fundamental que os consumidores tenham uma imagem clara dos benefícios que a marca lhes transmite e que a diferencia dos concorrentes. Esta diferenciação pode ser obtida com base em características dos produtos, ou ser meramente simbólica e emocional, mas conferindo personalidade própria ao produto ou serviço.

Estratégias promocionais- Utilizadas para relançar ou fidelizar os consumidores a um produto, ou ainda para reagir aos ataques da Concorrência. São estratégias agressivas, procurando obter resultados imediatos e oferecem vantagens imediatas, mas de curta duração.
São 4 os tipos de campanhas promocionais: temáticas, feiras de produtos, campanhas regulares que se baseiam na redução de preços ou por concursos que podem surgir em simultâneo com outras campanhas.

Estratégias de adesão condicional- São essencialmente de mercados maduros. Não necessitam de grande originalidade. A maioria segue as estratégias de comunicação do líder.

Estratégias de canalização- São utilizadas quando se dá a introdução de inovações ou de novos produtos e se pretende absorver parte das vendas do produto anterior.

Estratégias de desenvolvimento global- São utilizadas para captar novos consumidores (estratégias extensivas) e para aumentar o consumo dos clientes actuais. As estratégias extensivas são utilizadas na conquista de novos mercados, em mercados em crescimento. Quem mais investe, melhores taxas de crescimento pode conseguir e maior notoriedade alcançar. Quando em mercados bloqueados, as de elevado potencial e o uso de promoções de preço podem proporcionar o desenvolvimento do Mercado.

Estratégias Intensivas: Têm como objectivo aumentar a procura dos habituais consumidores, quer através do aumento das quantidades consumidas quer através do aumento da frequência de compra ou novas utilizações.

Estratégias de fidelização: Dependem fundamentalmente da satisfação do consumidor. A Comunicação tem como objectivo reforçar a imagem e notoriedade da marca ou produto e impedir o seu envelhecimento.

Todas as Estratégias de Comunicação, devem-se desenvolverem segundo 8 Princípios:

1º- Princípio da existência: Deve ser escrita, difundida e aceite por todos os intervenientes.

2º- Princípio da continuidade: Coerente ao longo do tempo.

3º- Princípio da diferenciação: Diferenciar a comunicação, gerar um código publicitário da marca.

4º- Princípio da clareza: Apoiada em ideias fortes e simples.

5º- Princípio do realismo: Objectivos de Publicidade realistas.

6º- Princípio da declinação: Os princípios devem poder ser aplicáveis a todas as formas de Comunicação da Empresa.

7º- Princípio da concorrência: Harmonia entre os objectivos, os segmentos, o eixo das mensagens, a escolha dos media e o orçamento disponível.

8º- Princípio da aceitação interna: Defende a necessidade de aceitação da mensagem pelos públicos externos, mas também pelos públicos internos.

Posto isto, o trabalho que realizamos tem por base o Método de Investigação, ou seja, consiste no levantamento de hipóteses sobre algumas tendências contemporâneas da Publicidade, e após uma investigação sobre artigos e material criativo, passamos assim à confirmação das mesmas.

Um comentário:

Unknown disse...

Poderia me passar a referência desse texto???